Postagem em destaque

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

Em obediência aos preceitos fixados pelas Lei nº 12.527/11 - Lei de Acesso a Informação e  Lei nº 13.709/2018- Lei Geral de Proteção de Da...

quinta-feira, 5 de junho de 2014

TJRN: Fórum da Comarca de Areia Branca é inaugurado e homenageia tabelião



A Comarca de Areia Branca esteve em festa durante o último fim de semana com a inauguração das novas instalações do Fórum José Brasil Filho. Localizado às margens da BR-110, o novo prédio foi construído em um terreno cedido pela prefeitura da cidade. O investimento foi de R$ 1,2 milhão. A construção iniciada em 2011 foi finalizada em março deste ano, período em que a mudança para a nova sede ocorreu.

“Uma hora tinha que acontecer. E aconteceu em boa hora. O novo fórum atende às expectativas de toda a população areiabranquense e dos municípios vizinhos que compreendem a Comarca: Grossos e Tibau. Estamos em festa”, disse a juíza diretora da Comarca de Areia Branca, Uefla Duarte Fernandes.

A juíza ressaltou ainda que com a nova estrutura concentrando as Varas Cível e Criminal, além dos juizados especiais, em um só local, aumentam as facilidades para resolver casos e há uma diminuição no tempo burocrático. “Sem contar que temos mais conforto para os servidores e para a população que será assistida”, reforçou.

O presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Aderson Silvino, citou a importância do fórum para o povo de Areia Branca. “É um marco para a história dessa cidade. A contribuição do Poder Judiciário para a construção deste fórum tem como objetivo promover a garantia de direitos, a eficiência na apuração de processos e a agilidade no atendimento ao jurisdicionado”, colocou o presidente.

O fato foi comemorado pela prefeita da cidade de Areia Branca, Luana Bruno, que frisou a parceria do Poder Executivo Municipal com o Poder Judiciário. “Ceder um terreno privilegiado para a construção de um fórum é mais do que uma obrigação municipal; é a garantia de um legado. De fato teremos uma Justiça mais próxima do cidadão e com mais conforto e eficiência”, afirmou.

Estiveram presentes na inauguração do Fórum José Brasil Filho os desembargadores João Rebouças, Virgílio Macedo e Amílcar Maia; a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini; o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves; o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta; o prefeito de Mossoró, Francisco Silveira Junior; além de diversos deputados estaduais originários da região Oeste potiguar.

Tabelião e jurista

O homenageado que deu nome ao novo Fórum de Areia Branca foi o tabelião José Brasil Filho. Falecido em 08 de dezembro de 1987, ainda no pleno exercício das funções de tabelionato, “Zé Brasil”, como era conhecido na cidade, foi um homem comprometido com as causas do Poder Judiciário e sempre foi referência quando o quesito era humildade e prestatividade.

Que o diga Eguiberto Lira do Vale, tabelião no 1º Cartório de Parnamirim. Ele contou que começou sua carreira jurídica ao lado do homenageado, como office-boy, quando tinha apenas 13 anos de idade. “Ele me deu a oportunidade e viu potencial em mim. Tanto que segui em fazer Direito e hoje sou um homem bem sucedido. Sou grato a José Brasil Filho”, declarou o tabelião.

Para a esposa, dona Maria Zélia Brasil, ter o nome do seu marido na fachada de uma Comarca do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte é motivo de orgulho para todos os que carregam o sobrenome Brasil. “Nossa família será eternamente grata por essa homenagem. Ele era um homem digno que se foi cedo. Hoje, seu legado é lembrado e seu nome homenageado com louvor”, afirmou a viúva.



Fonte: TJRN