Postagem em destaque

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

Em obediência aos preceitos fixados pelas Lei nº 12.527/11 - Lei de Acesso a Informação e  Lei nº 13.709/2018- Lei Geral de Proteção de Da...

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Interligação dos Cartórios Extrajudiciais

FONTE: Site do TJ/RN

O Juiz Corregedor Auxiliar Diego de Almeida Cabral realizou nesta sexta-feira, 17 de maio de 2013, na Corregedoria Geral de Justiça do Rio Grande do Norte, uma videoconferência com o Presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (ARPEN-SP) Luís Carlos Vendramin Júnior, para tratar da implantação de sistema informatizado que possibilite a interligação dos cartórios do Estado.

Participaram da videoconferência o representante da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Norte (ANOREG-RN) Airene José Amaral de Paiva, a representante do Comitê Gestor do Subregistro Civil da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania – Adna Lígia Dias de Sousa Martins e a Assessora da Corregedoria Kádja Kalina Galvão de Aguiar.

O Presidente da ARPEN-SP apresentou o sistema informatizado que interliga as serventias extrajudiciais daquele Estado, permitindo a lavratura de atos e a troca de informações pela via eletrônica de forma célere e desburocratizada.

A Corregedoria Geral da Justiça do Rio Grande do Norte tem dedicado a sua atenção a esse tema, pois O Des. Vivaldo Pinheiro Corregedor Geral pretende tornar efetivo, no menor espaço de tempo possível, o Provimento n. 13 do Conselho Nacional de Justiça, que permite que as mães, após o parto, já deixem as maternidades portando as certidões de nascimento de seus filhos, as quais serão lavradas eletronicamente dentro das próprias instalações hospitalares, em decorrência da interligação dos cartórios.